sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cleo Pires adota a corrida para diminuir a insônia e a ansiedade


  • No século 19, o escritor francês Honoré de Balzac ficou famoso por exaltar a beleza das mulheres de 30 anos - e, sem saber, inspirou a criação do termo "balzaquiana" para definir quem entra na casa dos 30. Ele dizia que, graças à maturidade, nessa idade exibimos um tipo de beleza especial. A ideia atravessou épocas, revoluções de costumes e continua intocável até hoje. Cleo Pires, balzaquiana desde outubro do ano passado, é prova da teoria do escritor. "Com certeza, gosto muito mais de mim agora. Sempre tive várias questões internas e, de um tempo para cá, estou quebrando paradigmas e tabus na minha vida. Tenho um olhar diferente sobre diversas coisas, subjetivas e físicas", diz.

    Entre tantas mudanças está a forma de enxergar - e trabalhar - o corpo. Se antes ela só fazia exercícios para acalmar o turbilhão de pensamentos, agora o foco inclui a saúde e a satisfação de encarar o espelho e ver as curvas no lugar. Curvas, aliás, exibidas com generosidade nas coreografias de dança oriental gravadas para a novela Salve Jorge. Graças à personagem, Bianca, Cleo descobriu a atividade, que não cogita largar nem com o fim da trama. "Posso diminuir o ritmo, mas quero continuar fazendo aulas três vezes por semana", conta. "Antes, tinha ensaios diários de, no mínimo, duas horas. Ganhei consciência corporal, meu abdômen está mais firme, minhas pernas e meus braços, alongados, e me sinto muito mais segura", fala.

    A corrida também faz parte da rotina. Todo dia, ela separa pelo menos 20 minutos para calçar o tênis e fazer o circuito nas ruas do condomínio onde mora, no Itanhangá, no Rio. "Correr sempre foi um trunfo contra a ansiedade e a insônia. E, claro, acho bonito o efeito no corpo, que fica mais sequinho e definido." Para melhorar a performance, os planos são voltar para a musculação com o personal trainer Salvador Lamas assim que a agenda de gravação acalmar. "Detesto academia, mas sei que musculação é importante para fortalecer os joelhos e as pernas", admite. Se ainda sobrar tempo, a ioga está na fila para entrar na rotina. Se estivesse vivo, Balzac talvez dissesse também que as moças de 30 querem tudo ao mesmo tempo, agora!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário